OBJECTIVO
ÓLEO SOBRE TELA - 20/30 cm
1968, SET / RETOCADO EM 2022, MAIO
Há 54 anos abria-se-me uma nova forma de sentir o mundo.
Eram os rumores da contestação no "feudo esquerdista" de Nanterre, as notícias da ocupação da Sorbonne , as barricadas e a violência nas ruas de Paris.
Eram estudantes e operários de braço dado.
Eram, sobretudo, as novas ideias que me afastavam do marasmo intelectual que o sistema político dominante me impunha: Generosidade humanista, emancipação das mulheres, reflexão religiosa!
Era o "Maio de 68"!
Em 1968 Picasso revisita em gravuras alguns temas da sua juventude: Tourada, teatro, circo e erotismo. Incentiva a imaginação da humanidade. Apela à criatividade e aos valores individuais. Inspira-me!
Salazar caiu da cadeira em Agosto!
Acreditei que conseguiria influenciar a evolução do mundo: Representei Fiama Hasse Pais Brandão (espectáculo censurado), conspirei e manifestei-me contra o sistema político/educacional (fui agredido pela policia de choque), redigi e distribuí textos políticos (vários foram apreendidos), pintei e, sobretudo, vivi intensamente e comunguei ideias.
Nas "férias grandes" de 1968 pintei a tela "Objectivo" que assinei em 5 de Setembro. Representa uma sociedade a consumir-se e sobre a qual é preciso reconstruir uma outra: Forte, incorruptível e distinta da anterior.
O passar do tempo e maus tratos quase destruiu esta criação. Salvou-se uma cópia fotográfica do criado, uma ruína da tela original e, acredito, a ideia dos anseios da juventude que lhe estiveram na origem. Por sugestão da Ginha recuperei o que restou do inicial, rememorei o imaterial que a inspirou e, neste Maio/2022, renovei a imagem onde pretendi preservar a representação dos sentimentos e valores que eram os meus em Maio de 1968. É um trabalho que no resultado só se assemelha ao inicial. A base física onde assenta está muito deteriorada e não permitiu uma reabilitação fidedigna da coloração primitiva. A robustez da protecção física é essencial para permitir uma maior durabilidade.
Prole,
É um tempo velho que invoco. Precede a vossa existência bem como a minha adulta. Foi uma época que valeu a pena viver e que me deixa algum conforto quando a rememoro.
Aqui vos deixo mais um pormenor que confio vos justificará o meu caminho e o que sou.
No melhor e no pior voltaria a repetir-me.
Rui
Maio de 2022