NOVAS VIDAS 2

ACRÍLICO E ÓLEO SOBRE TELA - 50/70 cm 

2022, SET

 "NOVAS VIDAS 2" É a minha maneira de representar a força de ver e sentir o crescimento do Ser Humano. A evolução da vida e os seus ciclos são os temas que pretendi desenvolver.

A interpretação das formas e cores que usei decorrerá da estética, da sensibilidade e visão filosófica do observador interessado.

A utilização de imagens simbólicas das trilogias egípcias e celtas (Olho de Hórus, Pássaro Iris e Espiral Tripla e do Sol) pretende representar alguns dos valores fundamentais da vida humana:

Hórus foi concebido por Isis, quando Osíris, seu pai, já estava morto. A lenda sugere que a fecundação ocorreu quando Isis, na forma de pássaro, pousou sobre a múmia do esposo. O olho de Hórus foi arrancado pelo deus inimigo Set que, por inveja, havia movido uma guerra contra seu irmão Osíris de modo a apoderar-se do seu trono. Os faraós passaram a utilizar a imagem do Olho de Hórus para reforçar a ideia de omnisciência, de vigilância e de um olhar justiceiro ao qual nada pode escapar. O Olho de Hórus era um dos amuletos mais importantes no Egipto Antigo usado como representação de força, vigor, segurança e saúde.

As espirais são uma marca da cultura celta. Representam o movimento em torno de um ponto fixo e o equilíbrio. O significado espiritual da espiral aponta para a Criação: O Sol. A junção de três espirais, a Tríade, está repleta de significados diferentes: O céu, o mar e a terra; o corpo, a mente e o espírito; as três faces da deusa: donzela, mãe e anciã; o nascimento, a vida e a morte.

As restantes imagens falam por si: Olhar o além; a janela aberta para o Sol; o rebento em raiz perene.

Acho que agora fiquei mais próximo do que queria. Esta é a abordagem que não vislumbrava no final de "NOVAS VIDAS".

Rui

Setembro de 2022