CONFIANÇA
ACRILICO SOBRE TELA DE ALGODÃO 40/60 cm
MARÇO DE 2024
Trecho de A BATALHA SEM FIM – Aquilino Ribeiro
edição nº 1526 (1983)de Círculo dos Leitores págs: 9-10
… «Um ano, fins de Outubro, havendo-se abalançado com tempo incerto até o extremo das cordas, foi caso que já ele, como arrais, responsara o lanço: «Rede largada às águas à Virgem é encomendada: seja louvado e adorado Nosso Senhor Jesus Cristo!» quando veio um golpe de mar e bifou a mão-de-barca das unhas do calador. Credo, há mais de quinze anos que montava o cavalo de pau, avaria daquelas era novidade! A toda a lufa remaram à ré, mas a vaga sumiu-lhes a corda, aparecendo braças além a serpentear, a submergir-se e a emergir tão agitada que mostrava maus jeitos de hidra que de cabo feito com o linho dos teares. Graças à presença do mestre os homens não haviam perdido o sangue-frio; o risco, porém, a cada instante se acentuava, e, se não os corações, os rostos, pálidos como na hora da morte, diziam-no sem disfarce. O grave é que subitamente enfurecera o mar, erguendo serras. a altearem-se e a esborralharem-se umas atrás das outras, que tinham, santo Deus, mais altura que casas.
- Uma libra em oiro a quem for apanhar o cabo!...
- Exclamou Pedro Algodres, alçando-se nos castelos e passeando olhos pelas duas filas de remadores. – Vai por este remo tão seguro como por uma ponte…
Ninguém deu mostras de tentado e ele disse:
- Eu vou lá, mas sou pesadão. Seja o que Deus quiser. Lavagante, és homem para aguentar o remo na pá? És? Cospe às unhas…
Aliviou-se de tudo o que trazia no corpo salvante a camisola e, benzendo-se, desceu pelo remo como poderia descer um lagarto. No tope enclavinhou as pernas. e à semelhança de palhaço na barra fixa deixou-se ir de cabeça para baixo. Aparecia e desaparecia a corda. não afundindo de vez à força de baldeada pelo mar e, ainda por um coiro ficar a poucos metros do chicote. Consoante ela reluzia aqui e ali. Pedro Algodres mandava: «remai à ré; remai de estibordo» e, orçando os remos, a companha procurava obedecer. Andou-se um bom migalho no brequefesta infernal até que o mestre pôde filar o cabo. E com ele nos dentes. como uma flor, marinhou remo acima para o barco.» …